Teve um diagnóstico de aneurisma cerebral e está preocupado?
Fabricio Buchdid Cardoso


O que você
precisa saber
sobre os
aneurismas
cerebrais
Um aneurisma cerebral é uma dilatação em um ponto de fragilidade na parede de uma artéria no interior da cabeça. Assim, há a expansão da parede dessa estrutura.
Aneurismas despertam preocupações diante do risco de rompimento, o que causa uma hemorragia cerebral (ou seja, um sangramento em determinada região do cérebro). A gravidade dessa consequência pode variar, mas ela é uma emergência médica.
Nem todos os aneurismas requerem tratamento imediato. A decisão sobre como abordá-los é feita caso a caso, considerando fatores como tamanho, localização, saúde geral do indivíduo, entre outros.
A supervisão médica permanente por meio de exames regulares e gerenciamento de fatores de risco, como controle da pressão arterial
e interrupção do tabagismo, contribuem para reduzir as chances de formação e ruptura dos aneurismas.

Quais os tipos de aneurismas cerebrais?
Existem dois tipos de aneurismas cerebrais, os fusiformes e os saculares. A diferença entre eles é que os saculares apresentam um colo (pescoço) e fazendo analogia com balão de aniversário, o colo seria a parte que sopramos para enchê-lo. No caso de aneurisma fusiforme, não observamos o colo (pescoço).
Todo o segmento da artéria é dilatado e, por analogia, assemelhando-se ao formato semelhante de uma banana.

Como se forma um aneurisma cerebral?

Fatores que aumentam o risco de sangramento de um aneurisma cerebral?
Alguns são os fatores que somados
indicam maior chance de sangramento,
são eles: Gênero, as mulheres têm uma
probabilidade ligeiramente maior do que
os homens de desenvolver aneurismas.

Descobri um aneurisma cerebral, o que devo fazer?
A maioria dos aneurismas cerebrais são pequenos e passam despercebidos, não causando sintomas e não rompendo. Eles são frequentemente descobertos acidentalmente durante imagens médicas para outras condições.

Como é realizada uma embolização de aneurisma cerebral?
Através de um orifício em uma artéria (artéria femoral na região da virilha e artéria radial na região do punho), são introduzidos os cateteres e dispositivos que são dirigidos até o local onde se encontra o aneurisma.

Todo aneurisma cerebral necessita de tratamento?
Nem todos os aneurismas requerem tratamento, e a decisão sobre como tratar um aneurisma normalmente é feita caso a caso, considerando fatores como tamanho do aneurisma, localização, saúde geral do indivíduo, dentre outros.

Existe risco durante o tratamento de um aneurisma cerebral?
Todos os procedimentos invasivos são passíveis de riscos e isso não pode ser desprezado. Todo cuidado deve ser dispendido durante o tratamento e várias técnicas de procedimento são utilizadas para minimizar os riscos, que são realmente muito baixos.

Após o tratamento em quanto tempo tenho alta hospitalar?
No caso do procedimento ter transcorrido sem qualquer problema, após a embolização o paciente permanece por mais 48 horas sob regime hospitalar.

Quais os cuidados devo ter em casa após a alta hospitalar?
Após a alta hospitalar você deve fazer uso das medicações prescrita pelo médico, da maneira que foi orientada por ele. É importante nunca interromper as medicações ou mudar horário de uso, sem antes perguntar para seu médico.
Atendimento por reembolso:
Após a consulta, é possível solicitar o recibo médico (nota fiscal de serviço) e efetuar o pedido de reembolso junto ao seu plano de saúde, conforme as condições aplicáveis pela operadora.
Hospitais em que trabalhamos





Últimas postagens

A abordagem endovascular no tratamento da ateromatose carotídea
As artérias carótidas são responsáveis por conduzir o fluxo sanguíneo do coração até o cérebro, saindo do tórax e passando pelas laterais do pescoço. Diante

Os avanços da trombectomia no tratamento do AVC isquêmico
O tratamento dos acidentes vasculares cerebrais (AVC) de natureza isquêmica (ou seja, que ocorrem quando há um bloqueio em uma artéria do cérebro) vem experimentando

Entenda as abordagens endovasculares nos tratamentos para aneurisma cerebral
O progresso dos tratamentos para aneurisma cerebral coloca nas mãos dos especialistas (em especial dos neurorradiologistas intervencionistas) opções de intervenções endovasculares que dispensam a necessidade