Teve um diagnóstico de aneurisma cerebral e está preocupado?

Confira informações básicas sobre a condição, que podem ajudá-lo a se tranquilizar nesse momento.

Fabricio Buchdid Cardoso

É médico com especialidades em Neurorradiologia Intervencionista e Neurologia/Neurologia Vascular.
Residência médica em Neurologia pela UNICAMP
e Neurorradiologia Intervervencionista pelo
Instituto ENERI.

O que você
precisa saber
sobre os
aneurismas
cerebrais

Um aneurisma cerebral é uma dilatação em um ponto de fragilidade na parede de uma artéria no interior da cabeça. Assim, há a expansão da parede dessa estrutura.

Aneurismas despertam preocupações diante do risco de rompimento, o que causa uma hemorragia cerebral (ou seja, um sangramento em determinada região do cérebro). A gravidade dessa consequência pode variar, mas ela é uma emergência médica.

Nem todos os aneurismas requerem tratamento imediato. A decisão sobre como abordá-los é feita caso a caso, considerando fatores como tamanho, localização, saúde geral do indivíduo, entre outros.

A supervisão médica permanente por meio de exames regulares e gerenciamento de fatores de risco, como controle da pressão arterial
e interrupção do tabagismo, contribuem para reduzir as chances de formação e ruptura dos aneurismas.

Quais os tipos de aneurismas cerebrais?

Existem dois tipos de aneurismas cerebrais, os fusiformes e os saculares. A diferença entre eles é que os saculares apresentam um colo (pescoço) e fazendo analogia com balão de aniversário, o colo seria a parte que sopramos para enchê-lo. No caso de aneurisma fusiforme, não observamos o colo (pescoço).

Todo o segmento da artéria é dilatado e, por analogia, assemelhando-se ao formato semelhante de uma banana.

Como se forma um aneurisma cerebral?

As artérias cerebrais são tubos não rígidos que transportam o oxigênio e glicose para as células cerebrais. Sua constituição é feita de células, músculo e tecido conjuntivo (o qual dá sustentação e resistência em sua parede).

Fatores que aumentam o risco de sangramento de um aneurisma cerebral?

Alguns são os fatores que somados
indicam maior chance de sangramento,
são eles: Gênero, as mulheres têm uma
probabilidade ligeiramente maior do que
os homens de desenvolver aneurismas.

Descobri um aneurisma cerebral, o que devo fazer?

A maioria dos aneurismas cerebrais são pequenos e passam despercebidos, não causando sintomas e não rompendo. Eles são frequentemente descobertos acidentalmente durante imagens médicas para outras condições.

Como é realizada uma embolização de aneurisma cerebral?

Através de um orifício em uma artéria (artéria femoral na região da virilha e artéria radial na região do punho), são introduzidos os cateteres e dispositivos que são dirigidos até o local onde se encontra o aneurisma.

Todo aneurisma cerebral necessita de tratamento?

Nem todos os aneurismas requerem tratamento, e a decisão sobre como tratar um aneurisma normalmente é feita caso a caso, considerando fatores como tamanho do aneurisma, localização, saúde geral do indivíduo, dentre outros.

Existe risco durante o tratamento de um aneurisma cerebral?

Todos os procedimentos invasivos são passíveis de riscos e isso não pode ser desprezado. Todo cuidado deve ser dispendido durante o tratamento e várias técnicas de procedimento são utilizadas para minimizar os riscos, que são realmente muito baixos.

 

Após o tratamento em quanto tempo tenho alta hospitalar?

No caso do procedimento ter transcorrido sem qualquer problema, após a embolização o paciente permanece por mais 48 horas sob regime hospitalar.

Quais os cuidados devo ter em casa após a alta hospitalar?

Após a alta hospitalar você deve fazer uso das medicações prescrita pelo médico, da maneira que foi orientada por ele. É importante nunca interromper as medicações ou mudar horário de uso, sem antes perguntar para seu médico.

Atendimento por reembolso:

Após a consulta, é possível solicitar o recibo médico (nota fiscal de serviço) e efetuar o pedido de reembolso junto ao seu plano de saúde, conforme as condições aplicáveis pela operadora.

Hospitais em que trabalhamos

Últimas postagens