Um aneurisma cerebral é uma dilatação ou protuberância na parede de um vaso sanguíneo do cérebro (figura 1). Um pequeno aneurisma muitas vezes não causa sintomas, porém pode crescer e pressionar os nervos dentro do cérebro, causando dor alterações visuais, dentre outras. Ele também pode romper e sangrar, causando uma dor de cabeça súbita e intensa, muito diferente de dores causadas por enxaqueca ou dores tensionais.
Um aneurisma roto (figura 2) é uma emergência muito séria, com risco de vida, que precisa ser tratada imediatamente. Isso leva a um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC) e este termo é usado pelos médicos quando uma parte do cérebro é danificada devido a um problema com o fluxo sanguíneo cerebral. O extravasamento de sangue que ocorre após a ruptura de um aneurisma cerebral ocasiona “hemorragia subaracnóide ou HSA”, termo técnico utilizado para descrever quando o sangue recobre e envolve a superfície do tecido cerebral.
Quais são os sintomas de um aneurisma cerebral?
A maioria dos pequenos aneurismas cerebrais não causa sintomas e é encontrada durante um exame de imagem como angiotomografia ou angioressonância cerebrais. Por exemplo, uma pessoa pode fazer um exame de imagem porque um membro da família teve um aneurisma ou por outros motivos. No entanto, um grande aneurisma pode causar sintomas que incluem:
● dor na face
● visão embaçada ou dupla
Em caso de ruptura do aneurisma, os sintomas podem incluir:
● Dor de cabeça súbita e intensa – As pessoas costumam dizer que a dor de cabeça é a pior que já tiveram.
● Rigidez na parte posterior do pescoço
● Náuseas e vômitos
● Rebaixamento da consciência e coma
Existem exames para detectar um aneurisma cerebral?
Sim. Se tiver sintomas de um aneurisma cerebral ou se estiver em risco de ter um, o seu médico poderá fazer vários exames diferentes, incluindo:
● Exames de imagem – Esses testes incluem uma tomografia computadorizada e uma ressonância magnética. Ambos mostram fotos do seu cérebro. Durante esses exames (figura 3) você pode receber uma injeção de contraste o que torna mais fácil para os médicos verem o fluxo sanguíneo no cérebro.
● Punção lombar ( coleta de liquor ) – Durante esse procedimento, o médico coloca uma agulha na região lombar e retira uma pequena amostra de líquido espinhal. O líquido espinhal é o fluido que envolve o cérebro e a medula espinhal. Se esse fluido tiver mais glóbulos vermelhos do que o normal, você poderá ter uma hemorragia subaracnóidea.
● Angiografia cerebral – Para este exame, o médico coloca um cateter em um grande vaso sanguíneo, geralmente na artéria da virilha. Avança-se o cateter através dos vasos sanguíneos até acessar as artérias do pescoço e chegar até os vasos sanguíneos que nutrem o cérebro. Seu médico então injeta contraste que aparece em um raio-X. Isso permite que o médico veja os vasos sanguíneos de seu cérebro em tempo real e encontre o aneurisma assim como outras alterações vasculares que possam existir.
Como um aneurisma cerebral é tratado?
Existem duas formas principais de tratar um aneurisma cerebral:
● Cirurgia aberta – Nesta cirurgia, realizasse incisão do couro cabeludo e após retirada de um espaço ósseo do crânio o médico localiza o aneurisma e coloca um pequeno clipe de metal na base do aneurisma para interromper o seu fluxo sanguíneo.
● Embolização Endovascular – A primeira parte deste tratamento é como uma angiografia cerebral (descrito acima). Mas, em vez de apenas injetar contraste pelo cateter, o médico avança um cateter de menor diâmetro que é dirigido até o aneurisma e, estando no local exato, o oclui na maioria das vezes com micromolas metálicas que funcionam como um recheio no interior da dilatação. Se o seu aneurisma está roto e extravasando sangue, seu médico fará um desses tratamentos imediatamente. (figura 4)
Quer o seu aneurisma seja tratado ou não, o seu médico provavelmente fará mais exames de imagem ao longo do tempo. Isso é para garantir que o aneurisma não esteja crescendo ou voltando, e que novos aneurismas não estão se formando.
Existem coisas que tornam as pessoas mais propensas a ter um aneurisma cerebral?
Sim. Ter um pai ou mãe, irmão ou irmã que tenha um aneurisma torna mais provável que você tenha um. Pessoas com certas condições médicas também têm um risco maior de aneurisma do que outras pessoas.
Outras coisas que podem aumentar suas chances incluem:
● Pressão alta
● Tabagismo
● Beber muito álcool
● Uso de drogas como cocaína ou anfetaminas
Evitar estes fatores de risco pode ajudar a diminuir sua chance de adquirir um aneurisma.