Eletroneuromiografia
Exame que avalia a função de nervos periféricos e músculos. Ele ajuda a detectar comprometimentos na região anterior da medula espinhal (onde nascem os nervos motores), raízes nervosas, plexos nervosos, nervos periféricos, da junção neuromuscular e dos músculos.
Eletroencefalograma de rotina sem vídeo
Eletroencefalograma de rotina com vídeo
Eletroencefalograma prolongado sem vídeo
Eletroencefalograma prolongado com vídeo
Esse exame avalia a atividade elétrica do cérebro e detecta suas variações. É solicitado para o diagnóstico de epilepsias (convulsões), e para tentar diferenciar estas crises de desmaios, movimentos involuntários ou outro tipo de movimentos anormais. A filmagem através do vídeo auxilia o médico neurologista na hora da realização do laudo, pois contribui para avaliar os movimentos realizados pelo paciente no momento da crise, aumentando o poder diagnóstico do exame. O exame é indolor e rápido, com o auxílio de eletrodos fixados no couro cabeludo do paciente.
Polissonografia Tipo 2
A Polissonografia Tipo 2, ou PSG Tipo 2, é um exame utilizado para diagnosticar distúrbios do sono, como a apneia do sono e outros transtornos como narcolepsia, síndrome das pernas inquietas, terror noturno, dentre outros. Também é conhecida como monitoramento domiciliar do sono. Diferentemente da Polissonografia Tipo 1, que é realizada em um laboratório de sono (com um técnico monitorando o paciente durante a noite), a PSG Tipo 2 permite que o paciente realize o exame no conforto de sua própria casa.
Polissonografia Tipo 3
A polissonografia Tipo 3 ou PSG Tipo 3, é similar a polissonografia tipo 2, no entanto, não avalia ondas cerebrais e fases do sono conforme este. É utilizada principalmente para distúrbios do sono como apnéias e roncos, bem como pernas inquietas.
Tap Test
O Teste de Tap é uma ferramenta diagnóstica utilizada para avaliar pacientes suspeitos de terem hidrocefalia de pressão normal (HPN). A HPN é uma condição na qual há um acúmulo excessivo de líquido céfalorraquidiano ( líquor ) no cérebro. Esta condição leva à tríade clínica de declínio cognitivo, distúrbio da marcha e urge-incontinência urinária.
Primeiramente realizam-se testes cognitivos e de marcha e na sequência é realizada uma punção lombar, que é a inserção de uma agulha na região lombar da coluna vertebral para coletar líquor ( LCR ). Durante o procedimento, o médico remove uma certa quantidade de líquido ( líquor ) e realiza novamente testes para avaliação da cognição e características da marcha, bem como sua velocidade.
Caso estes testes sejam melhores comparativamente ao primeiro teste, antes à retirada do líquor, este paciente possui uma altíssima suspeição do diagnóstico de Hidrocefalia de Pressão Normal.