As alterações nutricionais são frequentes em pacientes com qualquer tipo de doença neurológica. Falta de apetite, dificuldade para engolir, ingestão deficiente de nutrientes e aumento das necessidades nutricionais são os maiores desafios.
A avaliação do estado nutricional, além de permitir a identificação precoce de distúrbios nutricionais, cria a possibilidade de intervenção adequada. Exames podem identificar carências nutricionais e alterações hormonais que prejudicam o funcionamento do organismo. A nutricionista também pode indicar vias alternativas de alimentação (sonda ou ostomia) em conjunto com equipe multiprofissional especializada, quando necessário. Além disso, a dieta e orientação nutricional realizada por profissional com experiência em neurologia, permite o ajuste para alimentos e hábitos que auxiliam no controle manejo de sintomas.
A avaliação nutricional pode ser feita isoladamente para quem desejar ou pode estar inseridas dentro de um programa mais amplo, com equipe multiprofissional.